Categories: Dicas de Materiais

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

O Fio do chuveiro derretendo Não é muito comum, mas há várias razões pelas quais isso acontece:

É importante notar que mesmo que uma dessas causas seja a razão do derretimento dos fios em sua casa, você ainda deve verificar todos os seus disjuntores e fusíveis ou chamar um eletricista se não tiver certeza do que fazer com eles. Se você não estiver confortável em fazer qualquer trabalho elétrico em casa, não hesite em marcar uma consulta com um eletricista experiente o mais rápido possível.

Quais são as causas do Fio do chuveiro

Uma das causas mais comuns de fios fundidos é porque eles são feitos de alumínio em vez de cobre. O alumínio tem cerca de 60% da condutividadede cobre, por isso não pode carregar tanta carga. O fluxo constante de eletricidade através deste material faz com que o alumínio fique muito quente, empenue ou derreta e se funda. Tomar banho com um fio de alumínio é menos perigoso do que parece; mas se você estiver preocupado com a fiação de sua casa, você pode facilmente testá-lo simplesmente tocando o chuveiro enquanto a água está correndo. Se os fios forem feitos de alumínio, eles se tornarão rapidamente fundidos ou derretidos quando tocados com objetos metálicos como facas ou garfos.

Outra razão para o isolamento dos fios fundidos nos chuveiros é porque alguém ligou acidentalmente um aparelho em outro circuito além do que esse circuito pode suportar (isto pode ser de propósito ou por acidente, dependendo do conhecimento da pessoa que usa este equipamento

Não é raro sermos questionados por um cliente sobre os motivos pelos quais o fio do chuveiro derrete. Existem algumas razões que provocam esse tipo de problema, e para entende-las, precisamos primeiro conhecer alguns princípios elétricos básicos:

1 – Quanto maior a resistência, maior o aquecimento do condutor

Quando um condutor é submetido a uma corrente elétrica, ele naturalmente sofre um processo de aquecimento. Esse aquecimento é maior quando submetido a uma corrente elétrica superior ao que o condutor é capaz de suportar, nessa situação temos dois fenômenos ocorrendo simultaneamente. A resistência encontrada gera calor e a elevação da temperatura aumenta ainda mais a resistência – esse fenômeno pode colocar em risco o sistema e até ser motivo de principo de incêndio.

2 – Pontos de conexão possuem maior resistência

Os pontos de emenda e conexões são mais críticos em relação ao processo de aquecimento, pois possuem maior resistência elétrica. Instalações feitas com conexões inadequadas, parafusos mal apertados ou mesmo conexões oxidadas em função do tempo e da umidade, estão mais sujeitas ao superaquecimento.

3 – O Dimensionamento dos componentes deve ser feito por um profissional devidamente qualificado.

Na maioria das residências, o chuveiro é o dispositivo que demanda maior consumo de energia. Consequentemente, o projeto do seu circuito de alimentação deve considerar a corrente nominal de cada chuveiro para o correto dimensionamento dos cabos, disjuntores e conectores. É recomendado que o chuveiro tenha um circuito elétrico independente, sem que seja compartilhado com outras tomadas ou lâmpadas da casa – o que em algumas situações pode sobrecarregar o circuito..

Outro ponto a ser considerado, é a distância entre o Disjuntor e o chuveiro. A queda de tensão gerada pelo condutor, pode influenciar no desempenho do chuveiro.

O uso de componentes que não suportam a corrente do dispositivo, poderá aumentar o consumo de corrente, superaquecer os fios e colocar em risco a vida das pessoas. Cabos muito finos, também podem ser responsáveis pelo aquecimento. Muitas instalações utilizam fios de 6 mm2 de diâmetro, que atende boa parte dos casos, contudo faz-se necessário uma análise técnica para saber a necessidade de utilização de um fio de 10 mm2 – neste caso, não basta trocar os fios próximos ao chuveiro, é necessário que todo fio do circuito seja substituído e suas conexões, disjuntores e principalmente a ligação entre o medidor e o quadro seja devidamente adequados.

5 Dicas valiosas para manter a segurança na instalação do seu chuveiro

1 – Dimensione corretamente sua instalação

A contratação de um projeto elétrico pode minimizar significativamente os riscos de acidentes. Uma instalação bem projetada, além de mais segura, pode reduzir significativamente seus gastos com o consumo de energia. Lembre-se que a conta de energia chega todos os meses e aquela instalação irá ser utilizadas por muitos anos.

2- Revise os pontos de conexão

Separar um tempinho para uma simples inspeção visual, pode evitar muitos problemas. Não é difícil identificar um conector oxidado ou um sinal de aquecimento nos cabos. Esse são os pontos mais sensíveis da sua instalação.

3 – Jamais faça extensões utilizando o circuito do chuveiro

Uma extensão, mesmo que provisória, pode colocar toda sua casa em risco. Caso precise fazer alguma adaptação, não caia na tentação de usar o circuito do chuveiro – muitas vezes por ser o ponto de 220V mais próximo. Busque alternativas ou chame um profissional de sua confiança.

4 – Emenda com conector

Esse meio é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade no instante de trocar o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão. Esses conectores conseguem manter as características mecânicas entre os cabos, ou seja, mantem a resistência especifica e dissipa melhor o calor gerado no local. É valido lembrar que deve-se usar sempre que possível os conectores de cerâmica, pois esses modelos podem aguentar e dissipar melhor as temperaturas elevadas e você não corre o risco desse material derreter, como pode acontecer nos conectores de plástico;

5 – Emenda direta

Caso prefira ainda a emenda direta você pode executar mas tomando alguns detalhes em conta:

  1. O primeiro é sempre obedecer o padrão do tamanho que deve ser feito o desencape do fio tanto do chuveiro quanto da rede elétrica.
  2. O segundo passo após realizar a emenda de prolongamento é aconselhável realizar o processo de estanho na emenda, essa etapa possibilita que os cabos fiquem fundidos, tornando assim a resistência única com a mesma característica mecânica e o estanho auxilia na redução do aumento da temperatura.

Outras dúvidas sobre fios de chuveiro

Caso queira, aqui vai algumas dúvidas frequentes sobre fio do chuveiro:

Para que serve o fio verde do chuveiro?

A principal função do fio do chuveiro verde é o aterramento, o escape da energia para um local seguro. Esse fio tem o nome de fio terra e além da cor verde pode também vim na cor amarela.

Porque realizar o aterramento de chuveiro? Realizar o aterramento é necessario para evitar o problema do choque elétrico, algumas pessoas me questionam porque leva choque quando mexem no registro e isso é por cotna que não tem realizado o aterramento do chuveiro.

Porque realizar o aterramento de chuveiro? Realizar o aterramento é necessario para evitar o problema do choque elétrico, algumas pessoas me questionam porque leva choque quando mexem no registro e isso é por cotna que não tem realizado o aterramento do chuveiro.

Qual fio do chuveiro e o positivo e qual o negativo?

Já sabemos que o fio do chuveiro verde ou amarelo é o fio terra, mas qual é o fio positivo e negativo de um chuveiro eletrico? A resposta para essa pergunta é bem simples. Por conta do chuveiro ser alimentado por uma corrente alternada, o chuveiro elétrico não possui fios positivos ou negativos.

Sim, isso é extremamente perigoso. Caso o fio do chuveiro esteja derretendo quer dizer que algo na fiação está errado e precisa de um reparo imediato, antes que cause um curto circuito e a queima do chuveiro. Pode acontecer ainda pior e o banheiro pode acabar pegando fogo caso não haja um disjuntor.

O derretimento dos fios acontecem pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errada e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação. Por isso, todo o trabalho com fiação tem ser executada da melhor forma.

Para arrumar os fio derretido, vamos ter trocar a fiação, então ai vai os passos:

  1. Desligue a energia
  2. Desligue o registro
  3. Tirar toda a fita isolante
  4. Com a chave de fenda, desconectar os três fios
  5. Gire o chuveiro para retirar
  6. Vede o cano
  7. Instale o novo chuveiro
  8. Use a fita isolante novamente

Não tem jeito pessoal, no momento em que o fio queima, a gente precisa trocar tudo para garantir sua segurança!


Conheça a Liber Luminosos, uma empresa focada em fachada acm

Como consertar o chuveiro com o fio queimado?

Para consertar o chuveiro com o fio queimado vamos precisamos instalar um chuveiro novo e com isso precisaremos de uma peça super importante que você encontra aqui na Aliados Senador, que é o conector de porcelana chuveiro.

A gente tem aqui um post com 10 passos para você instalar o novo fio de chuveiro e ja realizar a troca com do novo chuveiro com 10 passos, mas separamos também alguns errros graves que você não pode cometer durante a troca do chuveiro!

Não realiar a emenda direito

Caso você não faça a realização da emenda direito isso vai gerar o aquecimento e se a emenda for reaalizaada da forma correta e o conector usado de forma correta, o aquecimento que ocorre pode ser suportado pelos cabos e pela isolação.

O conector porcelana chuveiro, foi desenvolvido pela Lorenzetti para garantir segurança nas conexões de fio de até 10mm² com contato usinado.

Sobre a Aliados Senador Materiais de Construção – Localizada na Rua Senador Fláquer no centro de Santo André, desde 2003 a Aliados Senador fornece produtos de alta qualidade, com preço e atendimento diferenciados. São mais de 7.000 itens a sua disposição para reformar, construir ou realizar aquela pequena manutenção que seu ambiente precisa. São produtos para Construção, Materiais Elétricos, Hidráulica, Ferragens, Ferramentas, Pintura, Utensílios e Produtos de Limpeza. Nossa equipe esta preparada e orientada a ajudá-lo no que for preciso para o sucesso de sua obra. Aguardamos sua visita!

Aliados Senador – Rua Senador Fláquer, 764 – Centro – Santo André – SP

Tel: (11) 4436 3028  – www.aliadossenador.com.br

rogerio

View Comments

Recent Posts

Cabeamento estruturado: O que é e como instalar em 5 etapas

Quando se trata de manter seu negócio funcionando sem problemas com cabeamento estruturado, você sabe…

2 anos ago

Encanamento do banheiro: o que precisa e como fazer em 4 passos?

Antes de se preocupar em saber como fazer a instalação do Encanamento do banheiro é…

2 anos ago

Suporte para TV: 5 tipos e quais as diferenças

Muitos se perguntam porque ter um suporte para TV e para que serve. O suporte…

2 anos ago

5 opções de Furadeira profissional: quanto custa e qual a melhor para comprar

Qual a melhor e quanto custa furadeira profissional ? Seja para pequenos reparos domésticos ou…

3 anos ago

9 Ferramentas para eletricistas: Lista de ferramentas que não podem faltar

Quais são as ferramentas para eletricistas? Em seu ambiente de trabalho, um eletricista sempre está…

3 anos ago

Limpar piscina verde: Como limpar e quais produtos usar

A água da piscina verde não é recomendável para a sua saúde, limpar piscina verdea…

3 anos ago