Categories: Dicas de Materiais

9 Ferramentas para eletricistas: Lista de ferramentas que não podem faltar

Quais são as ferramentas para eletricistas? Em seu ambiente de trabalho, um eletricista sempre está à mercê de riscos e acidentes, devido ao seu contato direto com a eletricidade. Por este motivo, é de extrema importância que esse profissional tenha a sua disposição ferramentas adequadas durante o seu dia a dia.

No entanto, saber exatamente quais são tais ferramentas pode ser uma missão cansativa, afinal, existem inúmeras opções disponíveis no mercado. Mas, quando o assunto é ferramenta para eletricistas, existem peças que são essenciais e que todo profissional da área deve ter em mãos.

Não existe segredo para começar a montar um kit de ferramentas. Afinal, a escolha dos materiais sempre estará ligada com o tipo de trabalho que será desenvolvido.
E para ajudar nessa tarefa, separamos em uma lista quais são essas ferramentas, e para que cada uma serve. Então pegue um papel e uma caneta e se prepare para anotar!

Alicate Universal

O alicate universal é um coringa para qualquer caixa de ferramenta para eletricista, visto que ele é usado em diversas tarefas. Com esse equipamento é possível cortar, apertar e até mesmo dobrar arames e fios, tudo graças a sua ponta e vão dentados
Além disso, o corte de arames se torna bem mais prático com ele, graças a sua lâmina lateral que auxilia na tarefa. Existe uma gama de opções dessa peça, no entanto, para trabalhos que envolvam energia elétrica, os mais indicados são os modelos que possuem cabos isolados.

Alicate de Corte lateral

O alicate de corte lateral é uma ferramenta essencial, principalmente para quem trabalha com projetos eletrônicos. Ele proporcionar uma maior facilidade na hora de cortar os fios, além de conseguir ser usado para descascá-los também. E seu cabo necessita ser isolado.

Alicate de ponta finas ou meia-cana

O alicate de pontas finas, ou meia-cana, é o modelo que permite que o profissional tenha acesso a locais difíceis, como a fiação em um conduíte por exemplo. E com a sua ponta mais alongada, ele auxilia na hora de modelar fios e arames.

Alicate decapador de fios

Como o próprio nome já diz, esse modelo de alicate é utilizado para a desencapar fios, que é uma tarefa rotineira para quem trabalha com elétrica. Ele vem com duas lâminas, que possibilitam prender a capa do fio, auxiliando na remoção. No entanto, ele pode ter outras utilidades como: crimpar terminais e cortar fios.

Existe uma variedade de modelos desse tipo de alicate, no entanto é preciso ter atenção na hora de compra. Já que alguns não possuem cabo isolador, que é uma característica importantes quando se trabalha em lugares energizados.

Chave-inglesa

A chave-inglesa, conhecida também por chave de boca regulável, é uma ferramenta que serve tanto para aplicar torque, quanto para girar porcas e parafusos. Ela também conta com uma versatilidade, pois, por conta da sua boca regulável, é capaz de se ajustar ao tamanho de diferentes porcas/parafusos, como por exemplo: de cabeças sextavadas e quadradas.

Chave de fenda

Para um eletricista, a chave de fenda é uma ferramenta fundamental de se ter a disposição, afinal, ela é usada para apertar ou afrouxar parafusos de diversos tamanhos. E atualmente existe uma variação de modelos disponíveis dessa peça no mercado, com ou sem isolamento no cabo, a preferência fica por cinta do tipo de trabalho a ser realizado.

Chave Phillips

Considerada uma variação da chave citada anteriormente, a Chave Philips possui uma ponta em um formato semelhante a uma cruz grega. E é uma ferramenta usada em equipamentos elétricos, e para afrouxar ou apertar parafusos em disjuntores.
No entanto, somente podem ser usadas em parafusos nos parafusos Philips dos aparelhos citados acima. O uso de qualquer outra chave, pode causar danos a essa peça impossibilitando sua remoção no futuro. Logo, ela é uma ferramenta indispensável para eletricistas.

Detector de tensão

Outro equipamento essencial para um eletricista é o detector de tensão, é com ele que o profissional consegue saber se um objeto contém a presença de energia elétrica. Pode ser utilizado também como um instrumento de diagnostico para identificar problemas de energia, assim como para verificar instalações elétricas e reparar sistemas.

Fita isolante

O mais simples da lista, no entanto o item mais necessário para todo eletricista, a fita isolante. Você encontra esse item em diversas cores, no entanto, todos possuem a mesma finalidade, isolar e proteger as partes onde a corrente elétrica passa. Por este motivo, não deixe de ter um rolo dessa fita em seu acervo de ferramentas.

Onde comprar ferramentas para eletricista?

Como foi citado no começo desse artigo, não há segredo para começar a montar um kit de ferramentas. No entanto, dúvidas podem surgir no meio do caminho, especialmente, sobre onde comprar ferramentas para eletricista. Com isso em mente, separamos uma última dica para dar.
A Aliados Senador é uma loja de materiais de construção com mais de 7.000 mil itens a disposição. E garantem produtos de qualidade e com um preço diferenciado. Sendo assim, é a loja ideal para você que pensa em começar a dar os primeiros passos para se tornar um eletricista.

Quais são os tipos de ferramentas mais comuns no mercado?

Além das ferramentas que não pode faltar para um eletricista, quais a lista de ferramentas que não pode faltar em uma casa comum? Bom muitas das ferramentas para eletricista acaba servindo muito para o dia a dia de qualquer pessoa, mas aqui vai uma lista de quais você tem que ter na sua casa.

Chave de fenda: Essa ferramenta é utilizada em pequenos reparos ou aperto de parafusos.

Chave torx: É desenvolvida para serviços com parafusos “torx”, que são muito utilizados em automóveis. Com seu formato parecido com uma estrela, possuem seis pontos de apoio para o aperto ou desaperto do parafuso.

Chave de boca: Serve para apertar porca e parafusos de cabeça sextavada

Chave combinada: Seu uso está relacionado a apertar ou afrouxar porcas e parafusos quadrados ou sextavados. Possui duas extremidades, sendo uma boca fixa e uma boca estrela.

Martelo: Muitas pessoas acreditam que nunca vão precisar de um martelo, mas ele é uma ferramenta muito importante que deve estar não só na sua lista, como nas suas coisas. Ele tem funcionalidade simples, mas muito prestativa, com ele você consegue pendurar quadros, retirar pregos e montar um móvel.

Alicate: A ferramenta mais multifuncional que existe em um kit e pode ser usado em diversas atividades, desde apertar porcas até desencapar fios, além de cortar e torcer. Serve fundamentalmente para multiplicar a força aplicada pelo usuário no objeto desejado (e vai por mim, funciona muito bem!)

Jogo de chaves de fenda: Um jogo contém diversos tamanho, diversos tipos de pontas diferentes para te ajudar a apertar ou afrouxar parafusos.

Furadeiras e parafusadeiras: Esse item é necessário porque vai te ajudar a instalar estantes, móveis e outros itens.

Bom como você poder muitos itens que estão na lista de ferramentas para eletricistas estão também na lista de item que você deve ter na sua casa, isso porque são muito comuns as suas utilizações no dia a dia.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO

Iremos te ajudar em todas as etapas do processo, desde as grandes reformas aos pequenos reparos do dia dia.

Mande sua cotação
Gustavo

Recent Posts

Cabeamento estruturado: O que é e como instalar em 5 etapas

Quando se trata de manter seu negócio funcionando sem problemas com cabeamento estruturado, você sabe…

2 anos ago

Encanamento do banheiro: o que precisa e como fazer em 4 passos?

Antes de se preocupar em saber como fazer a instalação do Encanamento do banheiro é…

2 anos ago

Suporte para TV: 5 tipos e quais as diferenças

Muitos se perguntam porque ter um suporte para TV e para que serve. O suporte…

2 anos ago

5 opções de Furadeira profissional: quanto custa e qual a melhor para comprar

Qual a melhor e quanto custa furadeira profissional ? Seja para pequenos reparos domésticos ou…

3 anos ago

Limpar piscina verde: Como limpar e quais produtos usar

A água da piscina verde não é recomendável para a sua saúde, limpar piscina verdea…

3 anos ago

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

O Fio do chuveiro derretendo Não é muito comum, mas há várias razões pelas quais…

3 anos ago