Encanamento do banheiro: o que precisa e como fazer em 4 passos?

03 fev 2022

Antes de se preocupar em saber como fazer a instalação do Encanamento do banheiro é importante saber o que ela é e para que serve.

O encanamento do banheiro, é um sistema que fornece abastecimento, distribuição e escoamento de água nas residências. Tendo a função de captar, transportar e armazenar água.

Planta hidráulica
  1. O que é preciso para realizar o encanamento do banheiro?

    Para realizar o encanamento do banheiro é preciso que você tenha:
    1. Caixa d’água
    2. Registro e tubulação
    3. Tubos de esgoto e ralos
    4. Planta hidráulica
    O que fazer com tudo isso? Calma que vamos te explicar aqui em baixo…

  2. Qual é o cano recomendado para esgoto?

    Os canos de PVC são os mais usados para encanamento do esgoto, porque oferecem diversas vantagens. Uma delas é o fato de serem mais leves, o que facilita o manuseio na obra e permite que o tubo seja mais longo, evitando emendas e tubos. Outra coisa é que normalmente esses tubos tem 100mm por norma técnica para escoamento de vaso sanitário.

  3. Para que serve respiro no banheiro?

    Outra medida fundamental para impedir que o odor desagradável dos gases retorne ao imóvel, é a utilização de um artifício de ventilação conhecido como “respiro”, saída de ar ligada ao encanamento de esgoto e direcionada para o telhado dos imóveis.

encanamento de banheiro

1- Entendendo a Caixa d’água

A Caixa d’água é responsável pelo abastecimento durante a falta de água da rua, garante a potabilidade da água e permite a inspeção e manutenção adequada. Para enche-la, é preciso analisar a necessidade de instalação de bombas ou garantir que a própria gravidade faça o trabalho, uma vez que ela deve fica em local elevado com uma coluna d’água suficiente para a pressão desejada nas saídas das torneiras e do chuveiro. A caixa d’agua será importante para a casa toda, não apenas para a instalação do banheiro.

Caixa d’água

Para a instalação da caixa d’agua será necessário alguns materiais e recursos, como:

Instalação do kit de cavalete – que irá servir para a ligação do medidor de água da empresa que distribui a água até a caixa d’água da residência.

Conecte o cavalete e a caixa d’agua para o recebimento da agua no local de armazenamento. Use também o sistema de tubulação que será o responsável por levar a agua do hidrômetro até a caixa d’água;

Você deverá se atentar em instalar a caixa d’agua no ponto mais alto da casa para melhor distribuição de agua.

Instale a boia de nível dentro da caixa d’água e o registro na saída de água da caixa;

Faça uma saída que deverá ser reservada para um cano com 1 e 1/2 polegada, caso o vaso sanitário utilize uma válvula hydra e outra para um cano de 3/4″ para o resto da casa.

Estou sem pressão nas saídas de água do banheiro. O que posso fazer?

A resposta mais direta para essa situação, seria instalar a caixa d’água em um local mais alto, ou construir uma torre para este fim. Contudo, são soluções de custo bastante elevado, que demanda investimento de tempo e dinheiro. Uma alternativa, mas que muitas vezes contribui significativamente para o aumento da pressão é a instalação de um dispositivo chamado VÁLVULA TRANSFERIDORA ou TUCHÃO entre a boia e a saída da Caixa D’água.

O conceito da VÁLVULA TRANSFERIDORA é permitir a utilização da água da rua sempre que estiver disponível. Dessa forma, é possível usufruir da pressão de abastecimento, que em períodos normais de operação é bem frequente. Infelizmente em tempos de estiagem é normal redução da capacidade de abastecimento e quando não houver água chegando pelo sistema, a pressão volta a cair.

Uma outra possibilidade é o uso de pressurizadores. Os pressurizadores mantém a pressão constante na rede hidráulica durante todo o tempo, havendo ou não o consumo. Dessa forma, sempre que houver queda da pressão, o sistema é acionado até atingir a vazão ideal, e se desliga automaticamente quando a pressão é restabelecida. Como trata-se de uma sistema que consome energia, você irá aumentar a pressão, contudo além do preço do equipamento e da instalação, deve-se considerar incremento na conta de energia elétrica.

Pode-se utilizar os dois sistemas simultaneamente em determinados casos. Para essa análise, sempre recomendamos a consulta de um profissional especializado.

2- Tubulação de Água e Registros

Agora é hora de ligar a tubulação que conecta a caixa d’água ao restante da casa: banheiro, cozinha, área externa e outros cômodos. Insira um registro na saída das tubulações para maior controle.

cano para encanamento do banheiro

Vale ressaltar que temos dois tipos de tubos no banheiro, os tubos de entrada de água (tubos na cor marrom e com paredes mais grossas) e tipos de saída de esgoto (tubos na cor branca).

Para vasos sanitários com caixa de descarga, você poderá usar uma tubulação que sai da caixa d’água com ¾ de polegada. Já para os modelos com válvula de pressão, prefira o tubo de l e ½ polegada. O restante do sistema de entrada de água pode ser com tubulação de ¾” ou você poderá reduzir para ½” em itens como a pia do banheiro, o lavatório e o bidê.

Existem dois registros importantes no banheiro, cada um com sua função e características específicas:

Registro de Gaveta: é um registro hidráulico que tem função de interromper o fluxo completo de água em uma rede. Por essa razão ele só funciona em dois modos: ou totalmente aberto ou totalmente fechado. Costuma ser instalado entre 1,80m a 1,90m do piso já instalado. Como sua função é interromper o fluxo de água em momentos de mais urgência ou para manutenção, essa altura permite um fácil manuseio.

Registro de Pressão: é o registro usado para abrir e fechar o chuveiro. O registro de pressão para chuveiro é o registro usado no dia a dia por todo mundo que frequentam esses ambientes, portanto foi desenvolvido para suportar muitos ciclos de abertura e fechamento.

É fundamental que cada registro seja instalado de acordo com suas características e funcionalidades.

Encanamento (mercadoshops.com.br)

3- Tubos de esgoto e ralos

Todos os tubos, principalmente os do piso, devem ser instalados antes do acabamento, antes da instalação de pisos, porcelanatos e revestimentos para banheiro. Se atente em conectar esses tubos aos ralos sifonados que evitam a proliferação dos maus odores provenientes do esgoto que sai desse ambiente da casa.

montando o tubo de esgoto

Coloque uma camada de, pelo menos, 8 cm de concreto magro sobre o chão, para formar o contrapiso;

Para o vaso sanitário deve usar tubos de 100 mm;

Certifique-se de criar o caimento correto para escoar a água. O caimento ideal é de 2% e o mínimo é de 1%.

Para realizar a instalação dos itens hidráulicos que compõem as instalações de esgoto de um banheiro, como pias e afins, é preciso seguir algumas regras de altura em relação ao chão. Algumas dessas regras são:

  • 30 cm – Vaso sanitário
  • 50 cm – Banheira
  • 60 cm – Lavatório
  • 15 cm – Bidê
  • 210 a 239 cm – Chuveiro
  • 120 cm – Descarga comum

Em relação à instalação hidráulica, incluir 20cm para ponto de água da caixa acoplada.

4- Planta hidráulica

A planta hidráulica é um projeto que permite a análise de como ficarão as instalações hidráulicas do banheiro. Ela é necessária para que a posição de cada item fique acordo com o planejado. Além de te ajudar a idealizar um bom funcionamento de acordo com o restante da obra e realizar posterior manutenção sem danificar os dutos que ficam embutidos na parede.

Quais são os materiais usados para a construção hidráulica do banheiro

Como dito acima, alguns materiais serão necessários para fazer a hidráulica do banheiro, sendo eles:

  • kits com cavaletes prontos;
  • Resistência da tubulação
  • Boia com registro;
  • Tubulação de metal ou PVC;
  • Torneiras;
  • Pias de banheiro;
  • Ralos e grelhas;
  • Vasos sanitários e assentos;
  • Chuveiros ou duchas.
  • Porém além dos itens citados acima, você também ira precisar de:
  • Cimento;
  • Pisos e revestimentos;
  • Argamassa;
  • Tintas;
  • Acessórios para pintura.
hidraulica Encanamento do banheiro

Como descobrir onde passam os canos embutidos nas paredes do banheiro?

Quem já se aventurou em fazer um simple furo na parede do banheiro sabe bem o risco que se corre. Sem os cuidados devidos, pode-se causar um enorme estrago no ambiente e a recuperação será bem trabalhosa. Aqui vão algumas dicas de como evitar esse transtorno:

1 – Tenha a planta Hidráulica sempre por perto.

Analise a planta antes de qualquer intervenção no ambiente. Veja onde passam os tubos e calcule uma margem de segurança.

2 – Fique atento nas entradas de água e saídas de esgoto.

Os tubos geralmente, tem seus encaminhamentos na vertical ou horizontal. Muito embora isso não seja uma regra, evite furos perpendiculares as saídas.

3- Utilize a tecnologia

Atualmente existem equipamentos que detectam os tubos dentro da parede com uma certa precisão, são os chamados detectores eletrônicos de Canos ou Scanners de parede. São equipamentos acessíveis e que podem ajudar nessa tarefa.

Em casos mais complexos, pode-se utilizar equipamentos de Termografia para identificar os Tubos e até vazamentos. Contudo, esses equipamentos são mais caros e muitas vezes precisam de um profissional especializado para operação.

Como é feita a limpeza dos ralos do banheiro

Para resolver o problema de mau cheiro no ralo do seu banheiro, existem algumas receitas caseiras para te auxiliar: você irá precisar de um copo de água, um copo de vinagre branco e cinco colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Após separar os ingredientes, confira aqui o passo a passo:

  • Coloque o vinagre e a água em uma panela e espere ferver;
  • Coloque cinco colheres de bicarbonato no ralo do banheiro;
  • Quando a mistura da água ferver, desligue o fogo e despeje no ralo;

Logo ao despejar a água, formará uma espuma, que irá eliminar a camada de gordura presente nos canos, acabando com o mau cheiro do banheiro.

Se após seguir o passo a passo e o mal cheiro persistir, entre em contato com uma desentupidora especializada.

Quanto custa para fazer encanamento de banheiro?

O preço médio para fazer o encanamento de água de banheiro é de R$ 500,00.

Já a mão de obra, uma diária de encanador pode custar em média R$ 280,00, e para serviços menores os encanadores podem cobrar por hora. O valor médio por hora é de R$ 70,00.

Para os consertos de vazamentos de canos dentro da parede é em média R$ 350, 00. Podendo sempre variar de acordo com os valores dos materiais necessários.

Onde encontrar um encanador

Existem varias formas de encontrar um prestador de serviço. O mais confiável é pedir indicação para algum conhecido. Mas tem uma maneira mais pratica hoje em dia, que é na internet. Existem vários sites que anunciam esse tipo de serviço… Dê preferencia ao tempo de serviço, recomendações de outros clientes, ferramentas em bom estado e atualizadas, cuidados com a segurança pessoal e por fim com bom conhecimento técnico, além de prático.

Sobre a Aliados Senador Materiais de Construção – Localizada na Rua Senador Fláquer no centro de Santo André, desde 2003 a Aliados Senador fornece produtos de alta qualidade, com preço e atendimento diferenciados. São mais de 7.000 itens a sua disposição para reformar, construir ou realizar aquela pequena manutenção que seu ambiente precisa. São produtos para Construção, Materiais Elétricos, Hidráulica, Ferragens, Ferramentas, Pintura, Utensílios e Produtos de Limpeza. Nossa equipe esta preparada e orientada a ajudá-lo no que for preciso para o sucesso de sua obra. Aguardamos sua visita!

Aliados Senador – Rua Senador Fláquer, 764 – Centro – Santo André – SP

Tel: (11) 4436 3028  – www.aliadossenador.com.br

Blog/Notícias

Fale Conosco Icone do Whatsapp