Categories: Rede

Cabeamento estruturado: O que é e como instalar em 5 etapas

Quando se trata de manter seu negócio funcionando sem problemas com cabeamento estruturado, você sabe que precisa fazer algumas mudanças. Mas, com tantos projetos e idéias clamando por sua atenção, pode ser difícil encontrar tempo para trabalhar em todos eles. Com isso em mente, talvez você queira começar com alguns projetos menores para aumentar a eficiência e a produtividade em seu escritório.

Reduzir o tempo de inatividade de seu escritório, aumentar a conectividade e melhorar a eficiência de TI são todos grandes motivos para lidar com um pouco de cabeamento estruturado.

O que é cabeamento estruturado?

cabeamento estruturado é um sistema normalizado que tem por objetivo aumentar o desempenho e facilitar a operação e gerenciamento dos cabos em seu ambiente. Isto inclui o correto dimensionamento da infraestrutura, definição de uma topologia adequada e critérios de identificação e gerenciamento, a fim de permitir fácil localização de cada cabo.

Isto pode ser feito em todo seu escritório, em uma indústria, hospital, casa ou local de trabalho, e pode facilitar a solução de problemas quando eles surgirem.

Por que você precisa de cabeamento estruturado?

De que adianta passar cabos por todo o seu escritório se eles vão ficar todos emaranhados e difíceis de gerenciar? Se você quiser tirar o máximo proveito de sua rede, você precisará certificar-se de que tudo esteja conectado corretamente.

Mesmo que sua rede esteja funcionando sem problemas, toda vez que alguém se desloca pelo escritório, um laptop ou outro dispositivo muda sua localização, há o risco de que algo possa ser desconectado. Um escritório que está muito cheio de cabos é um risco potencial tanto para os trabalhadores quanto para o equipamento que eles usam.

Tipos de Cabeamento Estruturado

UTP: Este é o tipo mais comum de cabeamento utilizado para projetos de cabeamento estruturado. É o mesmo cabo usado para as gerações anteriores de Ethernet, Wi-Fi e transmissões como HDTV. Os cabos UTP também são frequentemente usados para o cabeamento telefônico.

FTP: Um dos primeiros tipos de cabeamento que as empresas começaram a usar como cabeamento estruturado. Ele vem nas variedades de cobre e fibra e é frequentemente usado para conectar edifícios a uma rede externa.

Fibras Ópticas – Pensando em alta disponibilidade e desempenho, é possível a utilização de cabeamento com sistemas puramente ópticos ou híbridos. Sua construção dependerá dos objetivos do sistema. Atualmente, muitos profissionais têm optado pela instalação de redes GPON (Gigabit Passive Optical Network) em redes locais, que permite redução significativa na infraestrutura necessária para o encaminhamento de cabos.

Como instalar o cabeamento estruturado

Bom agora que você já sabe para que serve o cabeamento estruturado e o que é, vamos te mostrar como instalar em apenas 5 etapas:

1: Cuidados ao instalar o cabeamento estruturado

Isto é um guia e não um passo-a-passo de como fazer, mas há algumas coisas importantes a serem levadas em conta na instalação de cabeamento estruturado.


Assegure-se de que todos os seus cabos estejam em conformidade com a Categoria 6. Isto tornará seu cabeamento mais eficiente e com maior desempenho. Importante garantir que todo o cabeamento esteja identificável, pois será mais fácil de gerenciar, especialmente quando se trata de rastrear a origem de um cabo.

Assegure-se de que seu cabeamento esteja etiquetado com a identificação adequada. Isto pode facilitar muito a solução de problemas, especialmente se você tiver muitos dispositivos para gerenciar. Desta forma, se houver um problema, você pode localizar rapidamente a origem do problema.

2: Instalar a rede e os dados

Quando você terminar de planejar sua instalação, você terá um mapa de onde tudo vai. Existem metodologias de instalação que devem ser respeitadas durante o processo. Os cabos de rede, sejam ópticos ou metálicos, precisam de uma atenção especial, pois são muito mais sensíveis a danos que os cabos elétricos. Raios de curvatura, uma conectorização adequada e a escolha por produtos de qualidade irão garantir que seu sistema tenha um desempenho adequado.


Muitos fabricantes credenciam instaladores que são selecionados e treinados para a correta implementação desse tipo de sistema. É recomendado que utilize uma mão de obra adequada, isso poderá garantir que seu investimento não caia pelo ralo.

3: Instalar áudio e vídeo

O cabeamento estruturado, suporta não somente os sistemas de Rede de Computadores, mas irá suportar os principais sistemas de tecnologia do seu ambiente. Quando você está em um escritório, é uma boa ideia integrar sistemas de áudio e vídeo. Assim, você pode ficar de olho no que está acontecendo no escritório e ter certeza de que tudo está sendo gerenciado corretamente.

4: Instalar energia e dados

Você normalmente terá um circuito de energia separado para cada dispositivo que será conectado por cabo. Se você estiver gerenciando muitos dispositivos ou computadores, talvez queira considerar ter um circuito de energia dedicado para isso.


Dispositivos PoE (Power Over Ethernet) são cada vez mais utilizados. Esses dispositivos evitam a necessidade de instalar cabos de alimentação, uma vez que serão energizados pelo próprio sistema de cabeamento.


Você também deve rotular cada cabo com a identificação correspondente. Instalar os dispositivos de dados: Estes serão geralmente Cat 5e ou superior. Você pode usar diferentes tipos de cabos para isto, dependendo de suas necessidades.

5: Conecte a última parte de sua rede

É importante lembrar que quando falamos sobre cabeamento estruturado, estamos nos referindo principalmente a sistemas de cabeamento interno do seu ambiente. Para ter acesso a Internet, por exemplo, será necessário a conexão com uma operadora. Isso deve ser feito através de um subsistema do Cabeamento denominado Entrada de Facilidades, onde os cabos internos se conectam de fato ao universo de informações que a Internet nos proporciona.

Onde encontrar cabeamento estruturado

Você encontra tudo que precisa para montar o seu sistema composto por cabos, conectores, adaptadores, condutas e qualquer outros dispositivos que permite a conectividade à rede de telecomunicações na Dados da rede.

Gustavo

Share
Published by
Gustavo

Recent Posts

Encanamento do banheiro: o que precisa e como fazer em 4 passos?

Antes de se preocupar em saber como fazer a instalação do Encanamento do banheiro é…

2 anos ago

Suporte para TV: 5 tipos e quais as diferenças

Muitos se perguntam porque ter um suporte para TV e para que serve. O suporte…

2 anos ago

5 opções de Furadeira profissional: quanto custa e qual a melhor para comprar

Qual a melhor e quanto custa furadeira profissional ? Seja para pequenos reparos domésticos ou…

3 anos ago

9 Ferramentas para eletricistas: Lista de ferramentas que não podem faltar

Quais são as ferramentas para eletricistas? Em seu ambiente de trabalho, um eletricista sempre está…

3 anos ago

Limpar piscina verde: Como limpar e quais produtos usar

A água da piscina verde não é recomendável para a sua saúde, limpar piscina verdea…

3 anos ago

Como fazer para o fio do chuveiro não derreter

O Fio do chuveiro derretendo Não é muito comum, mas há várias razões pelas quais…

3 anos ago